sexta-feira, 23 de abril de 2010

Feliz Sábado!


"Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou." (Êxodo, 20: 8 - 11).


NOTA: A Palavra de Deus é eterna e Ela nos diz que foi o próprio Deus, com Seu dedo, quem escreveu os Dez Mandamentos. Vejamos: "E, tendo acabado de falar com ele no monte Sinai, deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus." (Êxodo, 31: 18). Muitos afirmam que a Lei de Deus não vale mais e, principalmente, o sábado fora destinado aos judeus e não aos cristãos. Isso não é verdade. Deus instituiu o sábado na criação, como memorial da sua obra, pois "Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia. (Gênesis, 1: 31), ou seja, quando ainda não havia povo judeu.

O Senhor Jesus criou o sábado para que o homem pudesse descansar das suas obras cotidianas e ter um encontro especial com Deus nesse dia. Além disso, Jesus mesmo afirmou que toda a Lei (inclusiveo quarto mandamento, que é o sábado) valeria até que tudo fosse cumprido: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra." (Mateus, 5: 17 e 18). E sabemos que ainda não se cumpriu tudo. Você pode perguntar: "o que falta, uma vez que Jesus já fez tudo para nos salvar? Até entregou Sua vida na cruz?" Mas, uma coisa ainda falta: A SUA VOLTA COM PODER E GRANDE GLÓRIA.

Portanto meu amado, a Lei de Deus ainda está em vigor (e com ela o quarto mandamento) e Ele espera que a obedeçamos, como fruto da nossa fé e nosso amor por aquEle que nos salvou, por aquEle que entregou a vida por nós; Ele mesmo, o autor dessa Santa Lei: o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

"Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom." (Romanos, 3: 31 e 7: 12).

Em breve postarei um estudo especial sobre o quarto mandamento e a guarda do sábado.