sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Feliz Sábado!

"Guardareis os meus sábados, e o meu santuário revenrenciareis. Eu sou o Senhor." (Levítico, 19: 30).

Nos tempos anteriores a Cristo, Deus exigiu que se construísse um tabernáculo ou santuário para habitar no meio do povo. Ao mesmo tempo exigia-se do povo o cumprimento de uma série de rituais e festas, tais como a páscoa, primícias, tabernáculos e o dia da expiação. Algumas dessas festas, notadamente o dia da expiação, caíssem o dia que caíssem, deveria ser considerada um sábado (shabat), ou seja, um dia de repouso, assim como o sábado do sétimo dia semanal.

Não um dia para indolência, mas para reverenciar a Deus e o Seu santuário. Os sábados da Bíblia, tanto podem ser o sábado semanal, assim como os sábados cerimoniais (falaremos disto num próximo post).

Precisamos lembrar que, uma vez que Cristo veio como homem, cumpriu toda a justiça (ver Mateus, 3: 15) e tudo que a respeito dEle escreveram os profetas, não havia mais necessidade de rituais e leis, uma vez que o verdadeiro cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo fora morto, fora sacrificado. Não era mais necessário o templo, uma vez que Jesus é Emanuel, ou seja, Deus conosco (ver Mateus, 1: 23) e por meio do Seu representante, o Espírito Santo, Ele habita em cada um de nós - agora, nós somos o templo de Deus:

"Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado." (I Coríntios, 3: 16 e 17);

"Ou não sabeis que o nosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus? Não sois de vós mesmos; fostes comprado por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo [e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus]. (I Coríntios, 6: 19 e 20).

Esses versos mostram como devemos nos preocupar em reverenciar o templo de Deus que o nosso próprio corpo - devemos cuidar dele pois fomos comprado por bom preço que é o sangue de Jesus Cristo; esse cuidado envolve a nossa saúde e, consequentemente, tudo aquilo que comemos, aquilo que bebemos, como nos vestimos, como é nosso asseio pessoal, quanto trabalhamos e quanto descansamos. O descanso é parte essencial na busca por boa saúde e o sábado surge como um bálsamo para os cansados, os oprimidos, os estressados; é um dia especial de descanso nos braços de Deus.

Feliz sábado para você e desfrute bem estes momentos maravilhosos com Deus. Não abra mão desse presente maravilhoso.