sexta-feira, 30 de abril de 2010

Feliz Sábado!


"Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro." (Êxodo, 23: 12).

NOTA: Na Bíblia de Referência Thompson, uma Bíblia muito utilizada por estudiosos e teólogos (Trad. João Ferreira de Almeida), esse capítulo do livro do Êxodo, recebe o seguinte título: "Leis de justiça e misericórdia". Isso demonstra que o sábado é um ato de justiça e, principalmente, de misericórdia de Deus para com os homens. Deus se preocupa com todos os detalhes, inclusive com a necessidade humana de descanso semanal. Enquanto os homens se preocupam com o ganho e o lucro fáceis, mesmo que por meio da exploração de outros semelhantes, Deus preocupa com o nosso bem estar físico, mental e espiritual. Descanse no dia por Ele determinado e sentirá as bençãos de Deus derramadas sobre você.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Ressurreição ou Reencarnação?

"Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mateus, 22: 29).

Deus, por meio do profeta Oséias (o primeiro dos considerados profetas "menores") escreveu que "O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento." (Oséias, 4: 6). Infelizmente, essa afirmação continua sendo verdade em nossos dias.

Em função de vários fatores, temos visto, nesses últimos meses (e porque não dizer últimos anos), um crescente interesse por assuntos concernentes ao espiritismo e suas doutrinas, sendo a principal delas a reencarnação e a aparição de espíritos de pessoas que já faleceram. Mas, o que a Palavra de Deus diz a respeito disso? Aprova, a Bíblia, a consulta aos mortos? Nós, reencarnaremos ou ressuscitaremos?

Para começarmos, é importante lembrar que Jesus Cristo predisse Sua morte e Sua ressurreição: "Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia." (Mateus, 16: 21). Quando Jesus ressuscitou, Ele ressuscitou com o mesmo corpo, porém glorificado. Ele jamais afirmou ser um espírito evoluído e reencarnado, que passou por estágios de evolução até chegar àquele ponto; até porque a Bíblia nos apresenta a Cristo como redentor e, notem bem, como criador de todas as coisas: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens." (João, 1: 1-4). Como pode o criador evoluir? Jesus existe de eternidade a eternidade!

A Bíblia no diz que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus; fomos criados perfeitos e sem pecado; não obstante isso, fomos criados livres, tanto que optamos por desobedecer a Deus e viver em pecado. Deus havia alertado os nossos primeiros pais que,caso desobedecessem, a consequência para tal ato seria a morte. Porém, Satanás os convenceu de que não morreriam. Foi o primeiro engano perpetrado pelo inimigo das nossas almas. E, infelizmente, esse engano avança até hoje, pois se cremos que, efetivamente, não morremos, que temos uma alma imortal, Satanás obtém êxito no seu intento.

Se cremos que, ao morrer fisicamente, vamos para um outro plano, uma outra dimensão, o sacrifício de Cristo é colocado em xeque; aí está o principal objetivo de Satanás: fazer-nos desacreditar que a morte de Cristo tem algum significado ou alguma valia. Se eu sou capaz de evoluir, progredir e, por meus próprios méritos me tornar, ao longo das eras, uma pessoa melhor, o sacrifício de Cristo foi em vão e desnecessário. Esta idéia vai contra tudo o que a Bíblia prega. Vejamos: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus," (Romanos, 3: 23); "porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Romanos, 6: 23). Segundo esses dois versos do apóstolo Paulo, fica claro que aquele que pecar deve morrer e, se todos pecamos, todos devemos morrer, certo? E qual a solução para a morte: JESUS CRISTO.

A morte significa cessação total da consciência; morte é o oposto de vida. "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." (Eclesiastes, 9: 5 e 6); "Os mortos não louvam o SENHOR, nem os que descem à região do silêncio. Nós, porém, bendiremos o SENHOR, desde agora e para sempre. Aleluia!" (Salmos, 115: 17 e 18) e "A sepultura não te pode louvar, nem a morte glorificar-te; não esperam em tua fidelidade os que descem à cova. Os vivos, somente os vivos, esses te louvam como hoje eu o faço; o pai fará notória aos filhos a tua fidelidade." (Isaías, 38: 18  19). Se os mortos não podem louvar a Deus, se os mortos não podem bendizer a Deus, se os mortos não sabem coisa alguma, nem tão pouco tem recompensa, como pode haver uma alma com consciência após a morte física?

É importante saber que, quando Deus criou o homem, este se tornou alma viventenão passou a ter uma alma; entende a diferença? Cada ser humano, segundo a Bíblia, é uma alma vivente (corpo + espírito, que é fôlego de vida); eu sou uma alma vivente e você é uma alma vivente; nós não temos uma alma: "Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." (Gênesis, 2: 7). E, quando o homem pecou sua condenação foi de que "No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás." (Gênesis, 2: 19). Lembra-se de qual fora a primeira mentira de Satanás? Que o ser humano não morreria!

Pedro, no seu famoso discurso no dia de Pentecostes, no qual 3.000 pessoas se converteram à fé cristã, afirmou: "Irmãos, seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis. Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés. (Atos, 2: 29 - 35). Pedro afirma que Davi, o "homem segundo o coração de Deus", não subiu aos céus; isto quer dizer que ele foi para o inferno? De jeito nenhum. Deus dá testemunho de Davi, Jesus deu testemunho de Davi; como este homem, caso houvesse vida após a morte, não subiria aos céus? Como o "homem segundo o coração de Deus" não estaria no Paraíso após seu falecimento? Porque não existe vida após a morte!

Muitos podem perguntar então: "como pode ser isso, se muitos afirmam manter contato com os mortos?". Primeiro, é importante ressaltar que Deus proibiou e condenou o consultar mortos:
* "Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. (Levítico, 19: 31);

* "Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo." (Levítico, 20: 6);

* "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos;" (Deuteronômio, 18: 10 e 11);

* "Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante." (I Crônicas, 10; 13);

* "Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?" (Isaías, 8: 19).

Fica claro que não é do agrado de Deus o ato de consultar os que já morreram. Até porque aqueles que aparecem, não são as almas dos nossos queridos que já faleceram (afinal, vimos que o homem não possui uma alma, mas que ele é uma alma); leiam com atenção o verso a seguir, escrito pelo apóstolo Paulo: "Porque os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus próprios ministros se transformem em ministros de justiça; e o fim deles será conforme as suas obras." (II Coríntios, 11: 13 - 15).

A verdade pode parecer dura, mas é de fato isso: Satanás é um anjo, caído, mas um anjo. Ele apareceu para Cristo no deserto como anjo de luz (ver Mateus, 4: 1 - 11) e, pelo poder que ainda tem, ele e seus anjos podem se passar por entes e amigos queridos que já faleceram. Satanás usa seres humanos para deturpar a verdade, mas ele mesmo, muitas vezes, assume, juntamente com seus ministros (anjos caídos), as tarefas a serem desempenhadas.

O fato é que todos aqueles que um dia passaram por essa terra e já faleceram, estão dormindo, aguardando o dia da volta de Jesus Cristo para serem ressuscitados (e não para reencarnarem, o que é bem diferente). "Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.(I Tessalonicenses, 4: 13 - 18). Se haverá ressureição quando da volta de Cristo, porque Deus permitiria que fôssemos para o céu após a morte? Não faz sentido.

Se há ressurreição, não pode haver reencarnação. São duas idéias incompatíveis. E, como dissemos anteriormente, se há reencarnação e evolução da "alma", para que Jesus morreu na cruz do Calvário? Como o salário do pecado é a morte, Jesus tomou sobre si os nossos pecados e morreu em nosso lugar: "carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados." (I Pedro, 2: 24). A reencarnação traz, implicita, a negação da necessidade de um salvador morto e ressurreto.

Acreditamos na sinceridade e na fé de todas as pessoas; mas a Verdade, segundo a Palavra de Deus, deverá sempre prevalecer. Este artigo tem a finalidade de alertar as pessoas para o engano que Satanás está conseguindo difundir por todo o mundo, inclusive entre aqueles que se consideram cristãos. Que Deus abençoe e a todos e que Sua luz possa iluminar a sua mente e o seu coração.