sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Morte de Cristo


"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz." (Filipenses, 2: 5-8).

Grande parte dos cristãos está rememorando hoje a paixão de Cristo. Mas, afinal, o que significa a morte de Jesus Cristo? Vamos à Palavra de Deus para sabermos a resposta. Para entendermos o porque da morte de Jesus, precisamos saber algumas coisas:

1. Jesus é o nosso Criador: "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." (João, 1: 3 e 4). Ele nos fez à Sua imagem e à Sua semelhança; o homem era puro e não conhecia o pecado;

2. ao permitir entrar o pecado no mundo, o homem conheceu a morte: "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis, 2: 17). E o que aconteceu? Todos sabemos: o homem desobedeceu. Vejamos o que o apóstolo Paulo nos diz: "o salário do pecado é a morte..." (Romanos, 6: 23). Ou seja, aquele que peca merece a morte, e como a Bíblia nos diz que todos pecaram e não há um justo sequer (cf. Romanos, 3: 10 e 23) todos estamos condenados à morte. Cabe ressaltar que essa morte, não é, simplesmente, a morte física, mas a morte eterna;

3. porém, Deus se compadeceu do ser humano e achou uma solução para o problema da morte eterna do homem, qual seja, entregar o Seu único Filho para morrer por cada um de nós: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João, 3: 16). Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cf. João, 1: 29).

Concluindo, é pela morte de Jesus Cristo que temos acesso ao Pai e que temos a esperança da Salvação e da Vida Eterna. A morte de Cristo é muito mais que uma história perdida no passado, é muito mais que uma data que varia a cada ano; é a morte substituta, é a morte vicária; é a morte que nos permite ter vida e vida em abundância. Jesus é o cordeiro que foi imolado desde a fundação do mundo (cf. Apocalipse, 13: 8). Pense nisto e reflita, por favor, nos versos de Isaías, escritos séculos antes da crucifixão de Jesus e, acima de tudo, seja grato pelo que Ele fez por você e por mim.

"Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; contudo, nós o consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu sua boca." (Isaías, 56: 3-5 e 7).

Feliz Sábado

"Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. Havendo Deus acabado no sétimo dia a obra que fizera, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito. E abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou, porque nele descansou de toda a obra de criação que fizera." Gênesis, 2: 1-3

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O menor é o maior


"Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há maior profeta do que João Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele." (Lucas 7: 28).

Hoje, sexto dia da Semana de Oração especial, em função da Semana Santa, tivemos a oportunidade de acompanhar uma mensagem maravilhosa e inspiradora, transmitida pelo Pastor Fernando Iglesias.

De maneira objetiva, em linhas gerais, a mensagem girou em torno do tema "fé e milagres"; porque não vemos, hoje, os mesmos milagres que Jesus realizou (e também os Seus apóstolos)? Porque as pessoas se deixam convecer por determinados milagres que as pessoas presenciam nas igrejas por aí? Devemos lembrar que Deus, na Sua Palavra, deixa-nos claro que Satanás será capaz de fazer prodígios que, se pudesse, enganariam até os eleitos (cf. Mateus 24: 24 e Marcos 13: 22). Porém, é necessário saber se tais milagres tem embasamento bíblico, ou melhor, se quem realizou tal milagre tem sua vida em conformidade com a vontade de Deus.

Além disso, a ocorrência de milagres ou não em nossas vidas, nada tem a ver com a presença de Jesus em nossos corações. Como o Pr. Fernando Iglesias ressaltou, até mesmo Jesus Cristo fez orações que não foram respondidas (cf. Mateus 26: 36-47).

Porém, o principal e o que mais nos chamou a atenção na mensagem, foi quando o Pastor mostrou como Jesus agia sempre diferente da maioria, ou do que essa esperava. Por exemplo, dentre todos os profetas bíblicos, (podemos lembrar de Moisés, Elias, Enoque, Eliseu, entre outros), João Bastista, que nenhum milagre realizou, foi o maior profeta de todos (Ver Lucas 7: 28). Outras evidências disso:

- "... o maior entre vós seja como o menor; e quem governa seja como quem serve." Lucas 22: 26;

- Jesus ofereceu o caminho e a porta estreita e não a larga (cf. Mateus 7: 13e 14);

- a maior evidência de todas: Jesus, o Rei do Universo, se fez pobre para vir a esta Terra, morrer por mim e por você.

Devemos aprender, a cada dia, a deixar a nossa vida nas mãos de Deus; deixar que Ele, efetivamente, faça a Sua vontade. Isso é prova de verdadeira fé, aquele que, independente das circunstâncias, confia em Deus e nEle espera.

Se você se interessar, assista aos dois últimos dias da Semana de Oração, às 19:30 h. pelo site:
http://ntmc.novotempo.org.br/executivo-vivo.asp .

quarta-feira, 31 de março de 2010

A bem-aventurada esperança


"aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras." (Tito, 2: 13-1).


Amigos e amigas que nos visitam pela primeira vez, gostaria de cumprimentar a todos com a paz que vem do trono do nosso Senhor Jesus Cristo.


Essa é minha primeira postagem e gostaria de apresentar a vocês o principal objetivo deste blog, que é levar às pessoas conforto e esperança em meio a um mundo turbulento. Na verdade, não serei eu a trazer paz e esperança a vocês, mas a Palavra de Deus - a Bíblia Sagrada. Nela encontramos infinitas verdades, maravilhosas e eternas. Porém, para o tempo em que vivemos, uma das mensagens mais importantes (senão a mais importante) diz respeito à promessa de Cristo: "Não se turbe o vosso coração. Credes em Deus, credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E seu eu for e vos preparar lugar, virei outras vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, estejais vós também." (João, 14: 1-3). Além disso, o apóstolo João, no livro de Apocalipse nos diz: "Vede, ele vem com as nuvens e todo o olho o verá (...)" (Apocalipse, 1: 7).


Deus criou o homem à Sua imagem e à Sua semelhança, ou seja, o ser humano era perfeito e livre de qualquer defeito. Porém, o pecado surgiu como um intruso na vida do homem e somente aquEle que o criou, poderia resgatá-lo das garras do mau. Deus, em toda a Sua sabedoria, elaborou um plano para efetivar esse resgate e o preço a ser pago seria muito alto, qual seja, o sange de Seu Filho, Jesus Cristo - o Plano da Redenção.


Pela morte de Cristo, nós fomos reconciliados com o Pai, uma vez que nossos pecados fizeram separação entre nós e Deus (ver Isaías 59: 2). Pela graça redentora de Cristo e pelo Seu sangue, temos livre acesso ao Pai e a garantia, se arrependermos, do perdão dos nossos pecados. Pelo Seu sangue, temos a certeza da salvação e da vida eterna, se a Ele nos entregarmos de todo o coração.


Porém, o plano da salvação não terminou ali na cruz. Lembremos que ao terceiro dia Jesus ressucitou e alguns dias depois foi assunto aos Céus. Mas Ele nos deixou uma promessa: voltaria outra vez. Quando Jesus ascendeu, seus discípulos se encontravam ali, aos Seus pés; e ao lado dos discípulos encontravam-se dois anjos que, confirmando a promessa de Cristo, lhes disse: "...varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir, assim como para o céu o vistes ir." (Atos, 1: 11). Que promessa maravilhosa!


Em muitas partes da Bíblia nos deparamos com essa promessa. Jesus morreu por nós; Ele nos justifica; mas o pecado continua existindo no mundo e deixandos suas marcas funestas na vida do ser humano. Por isso, Jesus - como nos dão a entender os aconteciment0s - em breve voltará, para resgatar Seu povo (aqueles que pela fé aceitam o Seu sacrifício e nutrem essa bendita esperança) e colocar fim definitivo no pecado. Assim, viveremos com Cristo pela eternidade, numa terra restaurada, onde "...não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, pois já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse, 21: 4).

Portanto meu amigo e minha amiga, se você se encontra desesperançado, busque a Deus e a Sua Palavra. Acalente essa bem-aventurada esperança e prepare-se, o quanto antes, para receber Jesus Cristo quando Ele vier nas nuvens do Céu. Que Deus o(a) abençoe.