terça-feira, 7 de junho de 2011

Divórcio: Festa ou Luto?

"E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne." (Gênesis, 2: 23 e 24).

Tenho a firme fé e crença de que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo dia. Por mais que queiram tentar provar o contrário - o que também se tornará, inevitavelmente, um exercício de fé - tenho a certeza de que Deus, onipotente como é, fez esse mundo pelo poder de Sua palavra e gastou míseros seis dias e, portanto, creio que a linguagem do livro do Gênesis é literal e não simbólica como muitos, inclusive pretensos teólogos, querem fazer acreditar.

Dentre as maravilhas da criação de Deus, reveladas na natureza e no ser humano, podemos destacar duas instituições criadas por Ele para abençoar o ser humano: o sábado (shabat / descanso semanal) e o matrimônio ou casamento.

Acerca do sábado já falamos muito nesse blog (e falaremos mais ainda!), cumpre-nos, agora, falar um pouco acerca do casamento e do que Deus por meio dessa instituição faz para abençoar o ser humno - ainda mais agora que chega em terras brasileiras uma moda que já pegou na América do Norte: a festa de divórcio.

Deus criou o homem com o intuito de ver nele refletida Sua imagem - "Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;" (Gênesis, 1: 26) -  e, ao refletirmos a imagem do Criador, poder adorá-lo plenamente e ter comnhão completa com Ele. Porém, algo intrometou nos planos de Deus: o pecado. A partir de então já não éramos e não somos a perfeita imagem dEle. O pecado alterou não só a natureza ao nosso redor, mas principalmente, alterou a natureza humana.

Mas Deus continua preocupado com o bem estar de Suas criaturas e esse bem estar envolve diversos aspectos que Ele não deixou passar em branco. Vejamos alguns:

1. saúde física: o sábado foi o primeiro sinal dessa preocupação - Deus nos concedeu esse presente para que possamos, semanalmente, parar e recuperar nossas energias; além disso, Ele também se preocupou com a nossa alimentação: "E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento." (Gênesis, 1: 29).

2. saúde espiritual: o pecado trouxe degenaração não só física ao ser humano, mas e, principalmente, degeneração espiritual. O pecado separou o homem da comunhão plena de Deus ("Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça." Isaías, 59: 2), mas Ele proveu uma saída para isso também: Jesus Cristo. Por meio de Seu Filho, foi restabelecida a comunhão com o Pai: "Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação." (II Coríntios, 5: 18 e 19). Assim, por meio de Jesus temos paz com Deus e plena saúde espiritual.

3. Saúde emocional: quando Deus cria o homem e afirma que ele não deveria viver só e, assim, cria também uma companheira, igual a ele, o Pai está mostrando a preocupação com a saúde emocional dos seres humanos, afinal, pouquíssimas pessoas conseguem, efetivamente, serem felizes estando na solidão.

Nesse sentido, Deus institui o matrimônio e assim o torna tão sagrado como qualquer outra coisa criada ou por Ele instituida. Não é de se admirar portanto, que o inimigo de Deus seja também inimigo de Suas criaturas e de Suas instituições. Vemos, já há muito, o sábado sendo pisado e, na moderniade, o casamento também sendo desconsiderado e até mesmo menosprezado.

Infelizmente, cada dia que passa, mais "novidades" surgem no cotidiano humano, a última é essa que citamos acima: pessoas festejando o fato de estarem divorciadas. Mas fica a pergunta: será mesmo motivo de festa a separação de pessoas que um dia pretenderam passar a vida toda juntas? E os sonhos e planos feitos? E os filhos, caso os tenham, será que também irão comemorar o fato de seus pais estarem se separando?

Em uma conversa com os fariseus, Jesus, ao ser perguntado se era lícito ao homem dar carta de divórcio a uma mulher, sem meias palavras, foi taxativo: "Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carneDe modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mateus, 19: 4-6).

Ainda, a maioria dos casais exige uma cerimônia religiosa, além das obrigações civis; mas é fato também que a maioria dessas cerimônias são realizadas muito mais com o intuito de cumprir uma "obrigação" social do que, efetivamente, receber as bençãos de Deus. Mas, uma vez que a cerimônia foi realizada por um sacerdote (seja padre, pastor ou algo que o valha), cremos que Deus ali colocou a sua benção e, assim, os dois se tornam uma só carne. Veja o parecer do apóstolo Paulo: "Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida, como também Cristo o faz com a igreja;" (Efésios, 5: 28 e 29). Como posso eu odiar aquela a quem Deus me uniu? Como posso festejar a separação daquela que gerou, em seu ventre, os filhos que Deus nos deu como presente? Como posso festejar o fim de um sonho, o fim de um projeto de vida? Como posso festejar o que, para o outro, pode significar profunda dor e profunda mágoa?

Vivemos em tempos em que os sentimentos, as insitituições e a fé são banalizadas. Não nos importa mais o que o outro sente, importa o que eu estou sentindo. Vivemos um tempo em que a noção de liberdade se torna cada vez mais equivocada. Em nome dessa pretensa liberdade eu me sinto no direito de destruir, literalmente, a vida de outras pessoas. Sabemos as consequências desatrosas que a separação dos pais causam na vida de crianças e adolescentes ainda em formação.

O que mais assusta é a naturalidade com que coisas assim são tratadas pelas pessoas envolvidas e pela mídia em geral. Tudo é engraçado e motivo de risos e piadas. No inicio gera-se um estranhamento, mas depois..... tudo muito natural.

Você que está lendo esse artigo, pode pensar: "que pessoa mais conservadora, quadrada, careta!" Talvez. Mas eu sei no que creio. Sei que existe um Deus zeloso, pelo ser humano e pelos Seus mandamentos. Se ser cristão é ser conservador, se ser fiel ao casamento é ser conservador, se prezar pela felicidade do outro é ser conservador, então, sou conservador com todas as letras e que Deus possa preservar na minha vida e na sua o dom de amar o outro, com os defeitos que ele, assim como você e eu, tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário