terça-feira, 1 de janeiro de 2013

A Perfeição Criadora de Deus

"Pois os atributos invisíveis de Deus, desde a criação do mundo, tanto o se eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que foram criadas, de modo que eles são inescusáveis." (Romanos, 1: 20).

É comum, ao findar de um ano e iniciar-se outro, fazermos planos, projetos, propor mudanças de hábitos, entre outras coisas. Tudo natural e até mesmo saudável. Renovam-se, naturalmente, as esperanças de dias mas tranquilos, com menos lutas e mais paz. As expectativas e esperanças, também naturalmente, se renovam. Mas sabemos que as mudanças não ocorrem da "noite para o dia" e que o fato de um ano terminar e outro começar não nos transforma automaticamente, num passe de mágica. 

Para o cristão, a força propulsora da mudança é Deus. Sabemos que o homem, por si só, não é capaz de implementar mudanças em sua vida. Logicamente, a vontade tem que existir, afinal Deus não nos obriga a nada, mas aceita o nosso propósito de mudar de vida e se alegra com isso. 

Estou dizendo isso porque, afinal de contas, eu também tenho planos e projetos para o novo ano; tenho intenção de mudar e melhorar aspectos da minha vida que não me agradaram e que sinto que me prejudicaram no ano de 2012. Conto com Deus para alcançar meus objetivos, minhas metas e consolidar as mudanças tão desejadas - e entre essas mudanças está a intenção de retomar a caminhada ao lado de Cristo e, consequentemente, as publicações nesse blog.

Muito se falou na possibilidade do mundo acabar no ano de 2012; tal assunto suscitou debates e discursos acerca de temas "apocalípticos". Graças a Deus o mundo não acabou e a cada dia temos uma nova chance de lutar por aquilo que queremos; a cada dia temos a chance de amar e ser amado pelas pessoas que nos rodeiam. Porém, chama a atenção como as pessoas se deixam mobilizar por temas e questões sensacionalistas como essa teoria do fim do mundo em 2012, mas não se deixam "prender" pelos temas e histórias maravilhosas dispostas na Bíblia. Muitos acreditaram em uma pretensa profecia dos índios maias, mas acham difícil crer nos relatos bíblicos - o que dizer, então, do relato da criação? Muitos vão afirmar se tratar de fábulas, algo que somente os ignorantes conseguem crer. Logicamente, não estou afirmando que todos acreditaram que o mundo acabaria em 2012, da mesma forma, muitíssimos se recusam a crer que Deus é o criador de tudo e, ao final, será o mesmo a restaurar tudo à sua forma original. 

Deus, esse poderoso ser, sobrenatural, invisível, creio firmemente, está sempre ao meu lado e ao seu também - basta deixarmos um pouco a arrogância de lado e de acharmos que sozinhos somos capazes de tudo, para "enxergarmos" Sua presença. É reconfortante saber que esse mesmo ser, todo-poderoso, é o mesmo que nos criou, é o mesmo que nos trouxe à vida e que formou, com tamanha perfeição, um planeta no qual pudéssemos habitar. Deus, não está num pedestal inalcançável; ao contrário, Ele se move de amor por cada uma das suas criaturas e vem estar conosco cada segundo da nossa vida. 

A primeira necessidade que temos, para aceitar que Deus criou o mundo e que o universo não surgiu do nada, de uma explosão cósmica ou algo que o valha, é a humildade. Por meio do profeta Isaías, Deus nos diz: "Não fez a minha mão todas essas coisas, e assim vieram a existir? diz o Senhor. É para este que olharei: para o humilde e contrito de espírito, e que treme da minha palavra." (Isaías, 66: 2). Que maravilha é saber que um ser tão poderoso, capaz de criar o universo somente pelo poder de Sua palavra, se aproxima daquele que é humilde, isso porque Ele também é humilde - humilde ao ponto de se fazer humano e morrer para salvar o homem.

Como disse o apóstolo Paulo, não temos desculpas para não crer em Deus e no Seu poder criador diante das maravilhas da natureza, diante das belezas e perfeições que nos cercam. Basta raciocinarmos um pouquinho: se o universo é infinito, com bilhões e bilhões de galáxias, planetas, estrelas e outros astros, quantas coincidências seriam necessárias para que um ínfimo planeta estivesse na distância milimetricamente correta da gigantesca (e quente) estrela em torno da qual orbita, para que pudesse subsitir vida? Se o planeta terra estive "um centímetro" mais próximo do sol ou "um centímetro" mais afastado, isso seria suficiente para que a vida no planeta fosse inviável. Outras tantas condições são necessárias para que possa haver vida na terra: a influência da lua, os movimentos de rotação e translação, etc. 

Porém, uma das características que mais me chama atenção tem haver com a inclinação e posição da Terra em relação ao Sol. A inclinação da Terra e sua posição em relação ao sol fazem com que o hemisfério sul receba mais radiação solar que o norte; mas, para que haja um equilíbrio da temperatura e condições ideais para a vida no nosso planeta, Deus fez o hemisfério sul com mais água do que no hemisfério norte, o que "refresca" a temperatura do planeta e cria as condições ideais para o desenvolvimento da vida - se, ao contrário, o hemisfério sul tivesse mais terra que o hemisfério norte, isso bastaria para inviabilizar a vida na Terra; a água tem uma função reguladora da temperatura no planeta. Seria no mínimo muito estranho que tudo isso tivesse ocorrido de maneira aleatória e ao acaso! Tudo isso nos mostra que é mais fácil crer que "alguém" projetou nosso planeta e também o universo do que crer que tudo surgiu ao acaso! É perfeição demais. 

Não haveria espaço aqui e nem o autor possui conhecimento científico suficiente para dissertar mais sobre os detalhes da vida no planeta e as condições necessárias para tal nos seus pormenores. Por exemplo, o que dizer da menor partícula existente que compõem todas as matérias existentes: o átomo. "... os átomos devem  ser estáveis o suficiente para que sejam criados objetos materiais estáveis. a estabilidade dos átomos depende das forças que mantém juntas as suas partes. Os átomos contêm partículas carregadas que se atraem e se repelem. As forças de atração e repulsão devem ser cuidadosamente equilibradas."¹ Caso alguma dessas forças fossem maior ou menor, muitos dos elementos que hoje encontramos no atmosfera e que possibilita aos seres vivos respirar não existiria; oxigênio, hidrogênio, gás carbônico, carbono, tudo essencial para a vida, não existiriam. 

Portanto, mais uma vez faço minhas as palavra de Paulo: "Pois os atributos invisíveis de Deus, desde a criação do mundo, tanto o se eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que foram criadas, de modo que eles são inescusáveis." (Romanos, 1: 20)Que desculpas, científicas ou não, apresentaremos para refutar a ideia de que Deus criou o universo, diante das maravilhas com as quais nos deparamos cotidianamente? Se você ainda não crê, olhe-se no espelho, veja todo o seu corpo, pense nos seus órgãos, nas funções desempenhadas por cada um deles e que se um falhar a vida também falha. Não há como não ter um projetista por trás de máquina tão perfeita. Assim é com o nosso corpo, assim é com o planeta, assim é com o universo.

"Oh, vinde, adoremos e prostremo-nos, ajoelhemo-nos diante do Senhor que nos criou; pois Ele é o nosso Deus, e nós povo o seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureceis os vossos corações..." (Salmos, 95: 6 - 8).

1 - Lição da Escola Sabatina, Origens, p. 5, 1º Trimestre de 2013.



3 comentários:

  1. Meu amor Deus o capacitou com um dom maravilhoso, O de transmitir a todos sua Palavra. Estou muito feliz por você nos presentear novamente com seus textos. Como na parábola o servo fiel multiplica sempre o que o seu Senhor lhe oferece. Estou exultante e ansiosa para ler as próximas publicações. Beijos. Te amo. Juliana.

    ResponderExcluir
  2. Paz e graça de Jesus.
    Parabéns pelo blog muito edificante.
    Aprendendo uns com os outros, crescemos na graça e conhecimento da Palavra.
    Aproveito a oportunidade para compartilhar também meu blog. Peregrino E Servo.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
    Antonio Batalha.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Antônio, que Deus o abençoe ricamente. Concordo com você sobre a necessidade de aprendermos uns com os outros; lembrando sempre que a primeira lição que temos que aprender é a lição da humildade. Vou entar no seu blog e ler com muito carinho, pode ter certeza. Um grande abraço para você.

    ResponderExcluir