sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Morte de Cristo


"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte e morte de cruz." (Filipenses, 2: 5-8).

Grande parte dos cristãos está rememorando hoje a paixão de Cristo. Mas, afinal, o que significa a morte de Jesus Cristo? Vamos à Palavra de Deus para sabermos a resposta. Para entendermos o porque da morte de Jesus, precisamos saber algumas coisas:

1. Jesus é o nosso Criador: "Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." (João, 1: 3 e 4). Ele nos fez à Sua imagem e à Sua semelhança; o homem era puro e não conhecia o pecado;

2. ao permitir entrar o pecado no mundo, o homem conheceu a morte: "mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gênesis, 2: 17). E o que aconteceu? Todos sabemos: o homem desobedeceu. Vejamos o que o apóstolo Paulo nos diz: "o salário do pecado é a morte..." (Romanos, 6: 23). Ou seja, aquele que peca merece a morte, e como a Bíblia nos diz que todos pecaram e não há um justo sequer (cf. Romanos, 3: 10 e 23) todos estamos condenados à morte. Cabe ressaltar que essa morte, não é, simplesmente, a morte física, mas a morte eterna;

3. porém, Deus se compadeceu do ser humano e achou uma solução para o problema da morte eterna do homem, qual seja, entregar o Seu único Filho para morrer por cada um de nós: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João, 3: 16). Jesus é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (cf. João, 1: 29).

Concluindo, é pela morte de Jesus Cristo que temos acesso ao Pai e que temos a esperança da Salvação e da Vida Eterna. A morte de Cristo é muito mais que uma história perdida no passado, é muito mais que uma data que varia a cada ano; é a morte substituta, é a morte vicária; é a morte que nos permite ter vida e vida em abundância. Jesus é o cordeiro que foi imolado desde a fundação do mundo (cf. Apocalipse, 13: 8). Pense nisto e reflita, por favor, nos versos de Isaías, escritos séculos antes da crucifixão de Jesus e, acima de tudo, seja grato pelo que Ele fez por você e por mim.

"Era desprezado, e o mais indigno entre os homens, homem de dores e experimentado no sofrimento. Como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; contudo, nós o consideramos como aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu sua boca." (Isaías, 56: 3-5 e 7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário